As principais tendências do setor fiscal para 2022
Para tomar as melhores decisões e começar 2022 com o pé direito, os gestores precisam estar atentos às tendências que “pipocam” no mercado.
No setor fiscal, integração e automação dos processos foi uma das tendências de 2021 mais comentada, tanto que já existem muitas soluções para otimizar o trabalho da gestão fiscal. Porém, essas práticas ainda precisam ampliar a atuação nas empresas, por isso, seguem no radar de quem vê oportunidades de crescimento para o negócio com o apoio fiscal e contábil.
Quer saber mais sobre o que vai ser tendência no setor fiscal em 2022? Siga com a leitura e avalie como sua empresa está posicionada diante de cada uma delas.
Demanda por profissionais em alta
Segundo o Guia Salarial 2022 da Robert Half, uma das profissões que vai ser tendência no setor de finanças e contabilidade são aquelas relacionadas com a área contábil/fiscal.
O perfil analítico é um ponto que diferencia os profissionais. Habilidades, como ter conhecimento em automatização de processos, excel e BI, modelagem financeira e valuation, e em ERP de mercado também vão ser cada vez mais desejadas pelas empresas.
Ainda, quando o assunto é comportamento, quem apresenta flexibilidade, adaptabilidade, dinamismo, resiliência e comunicação terá destaque no meio profissional no ano que vem por aí.
Consultorias e soluções inovadoras
Ao mesmo tempo em que a demanda pela contratação de profissionais especializados no setor fiscal tende a crescer, as consultorias focadas em otimizar os processos contábeis e fiscais também. Elas tendem a ser a escolha de muitas empresas em 2022 para otimizar fluxos, atendimento às legislações, processos e gerenciar parte das necessidades fiscais do dia a dia.
Uma questão que os gestores já perceberam é que a gestão fiscal pode ser um diferencial estratégico para a empresa. Neste cenário, as consultorias podem tracionar o setor para que tenha alta performance e capacidade analítica para apoiar o direcionamento da empresa.
Contabilidade 4.0 segue na lista
No mesmo fluxo da indústria 4.0, que vem aparecendo no “trends top” do setor, a contabilidade 4.0 também segue na lista de tendências do setor fiscal para 2022. A evolução tecnológica e as novas possibilidades de integração e otimização de processos fiscais agregam melhorias para a gestão, e fazem parte do cenário da chamada quarta revolução industrial.
Por mais que a contabilidade 4.0 seja assunto nos últimos anos, ela segue apontada como tendência. Afinal, as soluções focadas no setor contábil e fiscal não param de crescer, e entregam serviços com foco em diversas demandas, como:
- armazenamento em nuvem;
- automação dos processos através do uso de bots;
- integração de fato com ERP e outros sistemas;
- governança regulatória integrada;
- atendimento às normas e fiscalizações.
Automação no setor fiscal
Uma das práticas da contabilidade 4.0 que já é percebida em muitas empresas é a automação do recebimento de documentos eletrônicos (NF-e, MDest-e, CT-e e NFS-e). Os sistemas desenvolvidos para o setor fiscal analisam e processam os documentos, validam impostos e fazem a verificação da transação.
A tendência é que a análise das informações seja cada vez mais direcionada para a tomada de decisão, e assim, é uma solução que agrega um diferencial competitivo para a empresa.
Além da automação, há muitas outras tendências com foco na integração de sistemas e otimização de tarefas do setor fiscal para que a área seja mais estratégica em 2022.
Quer saber mais sobre elas? Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços desenvolvidos para atender as necessidades do mercado e preparados para o que está por vir.