Você deve conhecer estes dois conceitos. Compliance fiscal e transformação digital são temas que fazem parte da gestão de muitas empresas. Ao começar, para alguns empresários, falar em conformidade é algo que merece atenção. Aqueles que não contam com soluções para atender a complexa legislação tributária do país, podem ter mais trabalho e custo quando a questão é manter a documentação da empresa em dia.

Quem ainda não investe em transformação digital para organizar as questões fiscais, perde de otimizar processos, tempo, reduzir ou até mesmo eliminar aquelas falhas recorrentes, agilizando tarefas e mantendo tudo conforme as leis, que, vale reforçar, não é algo simples!

Precisamos concordar que manter a compliance fiscal envolve enfrentar desafios diários no setor contábil e fiscal da empresa. Por outro lado, há alternativas que facilitam a vida dos gestores. 

Interessou? Siga com a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Afinal, o que é compliance fiscal?

Vamos começar explicando o termo, que tem como origem a língua inglesa. Compliance significa conformidade. No meio empresarial, a compliance fiscal está associada ao atendimento das obrigações estabelecidas por leis e demais mecanismos regulatórios do setor, evitar multas e punições, além do cumprimento das normas internas da empresa relacionadas às atividades fiscais.

Manter a compliance fiscal é uma atividade que exige identificar inconformidades constantemente e ajustar os processos para evitar problemas com a documentação, gastos desnecessários e outras questões que podem comprometer a atuação da empresa no mercado.

Quais os desafios da compliance fiscal?

Como destacamos anteriormente, os gestores responsáveis pela compliance fiscal precisam estar atentos a muitas questões para que a empresa esteja em conformidade.

Neste sentido, veja os principais desafios enfrentados na rotina dos setores fiscais:

 

  • ter conhecimento técnico aprofundado;
  • conhecer e acompanhar as legislações fiscais;
  • preparar a empresa para fiscalizações;
  • identificar inconformidades e ajustar processos;
  • atender às obrigações tributárias;
  • minimizar erros no setor fiscal;
  • ter um time capacitado e analítico;
  • fazer a gestão do planejamento tributário e dos documentos fiscais.

 

Como a transformação digital apoia a compliance fiscal?

Da complexidade do setor fiscal, estão surgindo soluções que tracionam o segundo conceito que estamos abordando por aqui: a transformação digital.

As alternativas para digitalizar documentos, identificar padrões para automatizar processos e integrar diferentes sistemas favorecem a compliance fiscal das empresas.

Na prática, com a implementação de softwares desenvolvidos para a área fiscal, é possível atender muitos dos desafios apresentados, e manter a conformidade da empresa. Eles apoiam responsabilidades, como:

 

  • automatização de recebimentos e faturamentos;
  • atendimentos as fiscalizações;
  • recuperações e armazenamentos de XMLs;
  • geração automatizada de guias de impostos.

Automatização para uma compliance fiscal estratégica

Vale destacar que a transformação digital vem substituindo práticas que estão ficando para trás nos setores contábil e fiscal. As exaustivas atividades de entrada de notas, conferência de documentos e cálculos de tributos feitos manualmente podem ser realizadas de forma automatizada, por sistemas desenvolvidos especificamente para isso e integrados com portais, órgãos governamentais, prefeituras e outros players do mercado.

Ainda, a transformação digital colabora para que o setor fiscal seja uma ferramenta de gestão estratégica, deixando de lado o posicionamento operacional, e colocando a compliance fiscal ao lado da tomada de decisão.

Especialistas em compliance fiscal

Além da transformação digital, que hoje impulsiona as entregas do setor fiscal e ajuda a manter a conformidade dos processos, a empresa precisa de pessoas comprometidas, com conhecimento técnico para estabelecer a compliance fiscal. Desde o time interno até os fornecedores, é essencial ter pessoas qualificadas e especialistas.

Assim, até mesmo na escolha de softwares e soluções tecnológicas para melhorar os processos fiscais da empresa, optar por quem tem um time multidisciplinar e experiente e é focado em questões tributárias e fiscais é um diferencial.

Aproveite para conhecer os serviços da 1by1, e converse com quem desenvolve e implanta  soluções pensadas na rotina fiscal e tributária das empresas.