O que você precisa saber sobre recebimentos fiscais
As notas fiscais eletrônicas vieram para facilitar a emissão do documento que comprova a transação de uma compra ou contratação de serviço. Além de saber como emitir uma nota fiscal corretamente, é recomendado estar atento na hora de recebê-las.
O recebimento fiscal parece ser uma tarefa simples, mas ela requer conhecimento e uma conferência criteriosa para evitar problemas contábeis e fiscais na empresa.
Saiba o que são recebimentos fiscais, como funcionam e como evitar erros ao conferir as notas fiscais de seus fornecedores.
O que são recebimentos fiscais?
A emissão de notas fiscais é uma obrigação das empresas. Ao efetuar uma compra ou contratar algum serviço, o fornecedor contratado deve emitir a nota fiscal, e essa, deve ter algumas informações obrigatórias.
Além disso, os dados informados devem corresponder corretamente a transação. É no recebimento fiscal que acontece a conferência dos produtos comprados e a validação das informações fiscais do documento emitido.
Podemos dizer que o recebimento fiscal é a operação que deve acontecer quando um produto chega na sua empresa. Só depois da conferência da entrega e da nota fiscal que o objeto deve ter sua entrada efetivada.
Como funciona o recebimento fiscal?
Tendo como exemplo a nota fiscal mercantil, ao receber determinada mercadoria na empresa, é necessário fazer a conferência da nota fiscal. Desta forma, é possível solicitar correções, evitar erros e futuros problemas fiscais. Para isso, faça a checagem de informações, como:
- o endereço do fornecedor que emitiu a nota fiscal;
- a descrição do produto ou serviço prestado;
- a classificação fiscal atribuída (NCM) e a situação tributária (CST);
- os tributos descritos no documento, como ICMS e IPI;
- a isenção de tributos aplicável na transação;
- a autenticidade do documento.
Mas, se a emissão da nota fiscal pode ser eletrônica, por que não fazer a conferência do documento de forma automatizada?
Bem, apostar em soluções tecnológicas é importante para otimizar o processo de recebimento e evitar erros bastante conhecidos no meio contábil e fiscal das empresas. Quer saber quais são?
Como evitar erros nos recebimentos fiscais?
Os erros no recebimento fiscal podem impactar em tributos equivocados, dados inconsistentes e gerar custos ou desalinhar as informações da empresa junto a Receita Federal.
Assim, há algumas dicas para conferir as notas fiscais corretamente e evitar os erros mais comuns:
- Conte com uma auditoria para verificar todos os processos fiscais da empresa. A atividade ajuda a identificar qualquer irregularidade e propor melhorias.
- Verifique a autenticidade da nota fiscal e todas as informações relevantes do documento.
- Saiba diferenciar nota fiscal do DANFE, que é um documento simplificado e sem valor fiscal.
- Acompanhe todas as emissões de notas fiscais feitas para a sua empresa.
- Invista em automatização e, da mesma forma que você emite as notas em meio eletrônico, você pode fazer o recebimento com o uso de ferramentas e aplicativos especializados.
Qual a importância dos recebimentos fiscais?
Uma nota fiscal com informações equivocadas pode ocasionar crédito fiscal não apropriado, tributos indevidos e dores de cabeça para os empresários. Ainda, os erros podem ser replicados em emissões posteriores, e deixar o problema maior ainda.
Para concluir, a área de recebimentos fiscais tem um papel importante na gestão de notas fiscais. Um trabalho bem feito pode beneficiar a saúde financeira e contábil da empresa, e para isso, ferramentas com foco na inteligência fiscal no recebimento de mercadorias e serviços são excelentes alternativas para garantia de conformidade desse processo e otimização de tempo da equipe.
Entre em contato conosco, consulte nossas soluções e melhore a gestão da sua empresa.